Urbano Tavares Rodrigues
Encontros José Cardoso Pires, José Marmelo e Silva - 29 de Novembro

Pires Cabral recebe Grande Prémio de Conto.

Pires Cabral foi o 20.º escritor premiado com este galardão, instituído através de uma colaboração entre a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara ...

Cerimónia de entrega do Grande Prémio de Literatura Biográfica a A. Campos Matos

No próximo dia 26 de Outubro, pelas 17h00, no Foyer Principal do Cine Teatro Avenida (Av. General Humberto Delgado), na cidade de Castelo Branco realizar-se-á a cerimónia de entrega do Grande Prémio de Literatura Biográfica, a A. Campos Matos, galardoado pelo seu livro "Eça de Queiroz - Uma Biografia".

Encontros
Alves Redol | Manuel da Fonseca | Carlos de Oliveira

Cerimónia de Entrega do Grande Prémio de Romance e Novela a Gonçalo M. Tavares

Próximo sábado, dia 22 de Outubro, pelas 12h00, na Fundação Calouste Gulbenkian (sala 1)  a Associação Portuguesa de Escritores realiza a cerimónia de entrega do Grande Prémio de Romance e Novela APE/Ministério da Cultura - 2010 ao autor galardoado, Gonçalo M. Tavares, pelo seu livro “Uma Viagem à Índia”.

Esta sessão, na qual também estarão presentes entidades oficiais e escritores, será presidida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República.

Encontros José Cardoso Pires, José Marmelo e Silva - 29 de Novembro

Bertrand Chiado - Espaço do autor - 18h00 (Entrada pela da Rua da Anchieta)

Entrada Livre.
·José Cardoso Pires
Jacinto Lucas Pires

·José Marmelo e Silva
 
            (100 anos após o nascimento)  
Ernesto Rodrigues

Leitura de fragmentos das obras dos autores evocados

CERIMÓNIA PÚBLICA DE TRASLADAÇÃO DE CARLOS DE OLIVEIRA - 17 de Outubro

A Associação Portuguesa de Escritores, no dia 17 de Outubro, pelas 12h00, no Cemitério dos Prazeres, realizará a cerimónia pública de trasladação de Carlos de Oliveira para o jazigo n.º 2870 (Escritores Portugueses II). Intervirão
José Manuel Mendes (Presidente da Associação Portuguesa de Escritores) e Catarina Vaz Pinto (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa). A sessão conta com a participação especial de Maria do Céu Guerra (Actriz) e Irene Lima (Violoncelista).

Cerimónia de entrega do Grande Prémio de Conto - 17 de Novembro

Terá lugar no próximo dia 17 de Novembro, pelas 17h00, na Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Rua Padre Benjamin Salgado, em Vila Nova de Famalicão), a entrega do Grande Prémio de Conto ao autor A. M. Pires Cabral, galardoado pelo seu livro "O Porco de Erimanto".
A cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Arq.º Armindo Costa, conta com a presença do Presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes.

TERCEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESCRITORES

A Associação Portuguesa de Escritores (APE) participa no 3.º Encontro Internacional de Escritores de Lushan (China), organizado pela Associação de Escritores Chineses, que decorre de 13 a 21 de Setembro, sendo representada por um dos seus directores, o poeta José Manuel de Vasconcelos

GRANDE PRÉMIO DE ROMANCE E NOVELA APE/MINISTÉRIO DA CULTURA - 2010

Relativamente aos livros publicados em 2010, o Grande Prémio de Romance e Novela APE/MC, atribuído desde 1982, em vinte e nove anos consecutivos, acaba de galardoar a obra “Uma Viagem à Índia”, de Gonçalo M. Tavares (Caminho).
Ao reunir pela 3.ª vez, o júri, constituído por José Correia Tavares, que presidiu, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Dacosta, Isabel Cristina Rodrigues, José Manuel de Vasconcelos e Violante Magalhães, deliberou por maioria, pois Isabel Cristina Rodrigues e José Manuel de Vasconcelos votaram em “A Cidade do Homem”, de Amadeu Lopes Sabino (Sextante).
As 99 obras admitidas ao concurso (mais 14 do que no ano passado), e dado que duas são de co-autoria, outras duas de um mesmo autor e mais duas de um outro, correspondem também a 99 escritores, 74 homens, 25 mulheres, tendo a chancela de 43 editoras (mais 10 do que no ano passado).
O Grande Prémio de Romance e Novela, no montante de 15 000 Euros, já distinguiu 25 autores, de 16 editoras, havendo 4 que bisaram: Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Agustina Bessa-Luís e Maria Gabriela Llansol. Foram patrocinadores, relativamente a esta sua última edição: o Ministério da Cultura, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, o Instituto Camões, o Município de Grândola e a Sociedade Portuguesa de Autores.

PEDRO TAMEN RECEBE O GRANDE PRÉMIO DE POESIA - 2010 Associação Portuguesa de Escritores | CTT - Correios de Portugal
  
No dia 7 de Junho, pelas 18H00, no auditório dos CTT (Rua de S. José, 20, em Lisboa), realizou-se a cerimónia oficial de entrega do Grande Prémio de Poesia APE/CTT - 2010, a Pedro Tamen, galardoado pelo seu livro "O Livro do Sapateiro" (D. Quixote).
A sessão, presidida pelo Eng.º Pedro Coelho, Vice-Presidente do Conselho de Administração dos CTT, contou com a presença do Presidente da APE, Dr. José Manuel Mendes, do autor premiado, do porta-voz do júri, outras personalidades e escritores.
O Grande Prémio de Poesia, instituído em 1989 pela Associação Portuguesa de Escritores, é patrocinado pelo Correios de Portugal (CTT), no valor de 5.000 euros e este ano o júri constituído por Ana Marques Gastão, Fernando J. B. Martinho e Francisco Duarte Mangas.

Manuela de Azevedo fez 100 Anos no dia 31 de Agosto

Autora com valor, obra publicada e reconhecida, cidadã que nunca deixou de se envolver na resistência à ditadura e na construção do Portugal democrático, jornalista, personalidade de grande relevo na vida nacional, Manuela de Azevedo suscita bem as felicitações, o aplauso e os votos da Associação a que pertence por todos os vínculos, sobretudo os afectivos.
Parabéns, Manuela de Azevedo.
 
Desenvolvido por: Joaquim Trindade
© 2010 - 2017, APE - Associação Portuguesa de Escritores